Alimentação

São animais frugívoros, muito importantes na dispersão de sementes, engolindo-as e depois as liberando pelas fezes. Forrageiam principalmente em clareiras ou em áreas próximas a cursos d’água. Podem se alimentar de até 42 espécies de vegetais: em fragmentos de Mata Atlântica, a alimentação se constitui principalmente de frutos e sementes de plantas, mas, de forma geral, a anta possui preferência pelos frutos de palmeiras, como o buriti (Mauritia flexuosa), o palmito-juçara (Euterpe edulis), o jerivá (Syagrus romanzoffiana), o inajá (Attalea maripa) e o patauá (Oenocarpus bataua). No Cerrado e em zonas de transição desta vegetação com a Mata Atlântica, a anta se alimenta predominantemente de folhas e brotos.

Reprodução

A anta tem reprodução lenta, com uma gestação que pode durar mais de 400 dias e parem apenas um filhote por vez, que pesa entre 3,2 e 5,8 kg. Podem viver até 35 anos de idade.

Distribuição Geográfica

Habita áreas florestadas ou abertas próximas a cursos d’água permanentes. Ao longo das regiões em que ocorre, a presença de palmeiras é um fator importante para o estabelecimento de antas. Na Mata Atlântica brasileira, a espécie habita áreas abundantes em palmito-juçara (Euterpe edulis) ou jerivá (Syagrus romanzoffiana) (principalmente na floresta estacional semidecidual); no nordeste do Pantanal, áreas ricas na palmeira-bacuri (Scheelea phalerata); e na Amazônia.

Ameaçadas de Extinção

A anta é listada como vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, mas seu estado de conservação varia ao longo de sua distribuição geográfica sendo crítica na Argentina, nos llanos da Colômbia e regiões da Mata Atlântica brasileira. Desapareceu no limite sul de sua distribuição geográfica, da Caatinga e das regiões próximas aos Andes. É ameaçada, principalmente, pela caça predatória (por ter um ciclo reprodutivo muito lento) e conversão de seu habitat em campos cultivados. Apesar disto, ainda ocorre em muitas unidades de conservação e em zoológicos.

Veja também:
Mamíferos
Peixes
Répteis
Anfíbios
Insetos
Aves
Moluscos
Crustáceos
Plantas
0

Anta