Alimentação

Se alimenta da carne de outros animais menores como, por exemplo, mamíferos, peixes, répteis, roedores, aves, dentre outros. Possuem dentes bem afiados que facilitam a digestão de seus alimentos.

Reprodução

A jaguatirica é um animal mamífero. A maturidade sexual das fêmeas ocorre entre 16 e 18 meses de idade (cerca de 1 ano e meio). Já os machos atingem esta maturidade pouco depois das fêmeas, com aproximadamente 2 anos. O cio delas dura cerca de uma semana, momento em que acasalam. Quando prenhas, costumam dar à luz a um filhote somente. Há casos mais raros em que pode nascer mais de um (no máximo quatro). A gestação é de aproximadamente 80 dias e chegam a amamentar o filhote até os 9 meses. Elas, também, cuidam de seus filhotes sozinhas e os ensinam a caçar.

Ameaçadas de Extinção

Uma das principais causas da extinção das jaguatiricas é o grande interesse comercial por sua pele, muitas vezes relacionada ao tráfico de animais.
Atualmente, o comércio de peles é considerado ilegal. Além disto, a perda do habitat, decorrente da exploração de recursos naturais e do desenvolvimento da agricultura e pecuária, tem diminuído a população da espécie. Pesquisas apontam que, nas últimas décadas, o número de jaguatiricas vem diminuindo. Por este motivo, programas voltados para a conservação das espécies já criam estes animais em cativeiro.

Veja também:
Mamíferos
Peixes
Répteis
Anfíbios
Insetos
Aves
Moluscos
Crustáceos
Plantas
0

Anta